08 setembro 2012

Movimento dos sem-xampú

Não deixe a Loréal ou a Pantene nos escutar, mas você sabia que é possível lavar o cabelo sem xampú? E eu não estou falando da óbvia substituição por sabonete. Não. Eu estou falando de uma ideia revolucionária na sua simplicidade, e que vai trazer não só economia como liberdade. Bicarbonato de sódio. Para lavar o cabelo! Eu estou sem-xampú há quase três meses, e meu cabelo está com mais brilho, e muito mais natural desde que abandonei o xampú.

A transição, no entanto, foi um pouquinho penosa. O que o xampú tradicional faz é tirar toda a gordura e óleos naturais que o couro cabeludo produz, deixando-o totalmente ressecado. Quando outro método de lavagem é iniciado, há um desequilíbrio na produção desses óleos, e um período de adaptação. Esse período será mais longo quanto mais longo for o cabelo.

Cabelos, um dos maiores sinais de feminilidade

Eu tenho cabelo médio, e no meu caso, demorou aproximadamente um mês até que tudo voltasse ao normal. Nesse um mês, o cabelo simplesmente não ficava bem, tinha um aspecto mais pastoso, tive que usar bastante rabos-de-cavalo. Mas depois que os óleos e gorduras naturais cobriram todo o cabelo, ele voltou a ter balanço e brilho como anteriormente. O fato de eu não ter gastado mais com xampú é um bônus.

A maioria dos xampús disponíveis no mercado contem ingredientes que são ou cancerígenos, ou disruptores endócrinos ou poluentes e nocivos à vida aquática. E por este motivo, pela sua saúde, é que vale a pena experimentar. Antes da invenção do xampú 'moderno', as pessoas deviam limpar os cabelos de alguma maneira. Os índios tem cabelos lindos, e há tribos que nunca se utilizaram de xampú. Então, vamos à receita.

Ingredientes:
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • 1 xícara de água
Modo de preparo e uso:
  1. Misture bem antes de usar
  2. Molhe o cabelo no banho
  3. Com o cabelo molhado, e utilizando uma embalagem com um bico (mesmo tipo de embalagem de maionese e mostarda em lanchonetes), vá espalhando a mistura por todo o couro cabeludo
  4. Massageie bem com a ponta dos dedos por toda a cabeça e deixe agir por alguns minutos
  5. Enxágue totalmente
Quando se utiliza este tipo de lavagem de cabelo, é importante reequilibrar os níveis de acidez no cabelo, e o melhor condicionador para isso é o vinagre de cidra diluído em água, aplicado no cabelo, evitando as raízes.

Ingredientes:
  • 1 colher de chá de vinagre de cidra ou maçã
  • 1 xícara de água
A minha experiência com o vinagre de cidra foi boa, mas eu notei que estava deixando o meu cabelo muito ressecado nas pontas. Ainda não encontrei um substituto, por isso estou usando um resto de condicionador convencional que tenho aqui em casa. A procura continua.

Essa ideia é radical demais? Eu prometo que não. Experimente e dê a sua opinião.

0 opiniões:

Postar um comentário